Um agente quelante como o EDTA é utilizado para melhorar não apenas a solubilidade, mas principalmente a disponibilidade de micronutrientes para as plantas. São amplamente utilizados na agricultura para aumentar a eficiência do manejo nutricional dos cultivos.
O EDTA, ou Ácido etilenodiamino-tetraacético, é um dos agentes quelantes mais utilizados na agricultura. Tem a capacidade de se ligar a vários íons metálicos, formando complexos estáveis. Isso contribui para aumentar a disponibilidade de nutrientes como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês e zinco para as plantas.
Os nutrientes quelatizados com EDTA ficam protegidos de interações com outros nutrientes no solo que os deixariam indisponíveis para as plantas. Portanto, esse agente quelante serve para melhorar a eficiência da nutrição vegetal, por fazer com que os nutrientes permaneçam disponíveis para as plantas.
• Os nutrientes quelatados com EDTA não contém impurezas e não deixam resíduos na solução.
• Os nutrientes são rapidamente assimilados, otimizando o manejo nutricional dos cultivos.
• Minimiza perdas por lixiviação e precipitação, o que reduz a necessidade de reaplicações.
• Por serem produtos altamente concentrados, são economicamente mais viáveis, ou seja, proporcionam maior eficácia com menores doses de aplicação.
Os fertilizantes quelatizados com EDTA podem ser aplicados via foliar, solo, através de sistemas hidropônicos ou fertirrigação. A dosagem correta varia de acordo com a cultura, da concentração de nutrientes e do tipo de solo.
Os fertilizantes quelatizados com EDTA podem ser utilizados durante todo o ciclo de cultivo, embora sejam especialmente recomendados no início do crescimento das plantas. Tendem a ser mais eficazes durante períodos críticos de desenvolvimento. Além disso, costuma ser recomendado em solos alcalinos, onde a disponibilidade de nutrientes pode ser limitada.