Somos pioneiros no Brasil na produção de polímeros e pó secante para revestimento no tratamento de sementes. Temos uma enorme variedade de produtos, para diferentes escalas de produção, seja para o tratamento industrial de sementes (TIS) ou para tratamento On Farm, com polímeros coloridos ou incolor.
O tratamento consiste na aplicação de defensivos químicos ou biológicos nas sementes. O uso de polímeros ajuda na adesão dos produtos à semente. Também pode ser utilizado para aplicação de enraizadores e nutrientes. O polímero é um conjunto molecular como a celulose (naturais) ou compostos orgânicos produzidos em laboratório (sintéticos). Polímeros coloridos são usados no tratamento para identificação visual das sementes.
O tratamento de sementes vai além do aspecto estético, pois é uma prática que visa a redução de patógenos que infestam e infectam as sementes, além da proteção contra patógenos que sobrevivem no solo quando é realizada a semeadura. A coloração contribui para a identificação, o que gera mais segurança no armazenamento e transporte das sementes.
O principal benefício do tratamento de sementes é eliminar ou reduzir a pressão de doenças e pragas em sementes e plântulas. Além disso contribui para impedir a entrada de patógenos que ameaçam a fase inicial do cultivo em áreas isentas.
Outro importante benefício é o aumento de produtividade, pois do ponto de vista da fisiologia vegetal, o tratamento de sementes melhora o estabelecimento das raízes, promovendo uma germinação uniforme. Além disso, aumenta a proteção por danos mecânicos e melhora a fluidez das sementes no beneficiamento e na semeadura.
Existem dois tipos de tratamento de sementes:
• On Farm (na fazenda), realizado na propriedade que vai utilizar a semente. Uma prática menos segura quando comparada ao TIS, pelos riscos causados pelos defensivos agrícolas aos operadores;
• Tratamento Industrial de Sementes (TIS), onde os processos realizados por empresas especializadas garantem a segurança e a precisão do tratamento de sementes. Também chamado de Tratamento de Sementes Industrial (TSI)
Para um tratamento de sementes eficaz é preciso utilizar sementes que não estejam danificadas ou contaminadas. Sementes certificadas tem a garantia de serem saudáveis e de qualidade. O preparo da solução contendo os produtos varia de acordo com a cultura, portanto é fundamental seguir as recomendações do fabricante. Os polímeros garantem o revestimento do tratamento, que minimiza perda dos ingredientes ativos para o meio.
A secagem pode ser facilitada com o uso de Pó Secante específico para o tratamento de sementes, que não só contribui para proporcionar um destaque visual, mas também proporciona a rápida absorção da umidade, permitindo o tratamento de alto volume de calda. O pó secante para tratamento de sementes, também contribui para evitar a pré-germinação no armazenamento e a melhora da fluidez na semeadora.